Conheça um pouco de história e o primeiro livro sobre origami

páginas do livro de origami hiden senbazuru orikata

O origami é uma arte milenar que consiste em dobrar papel para criar figuras tridimensionais. A origem exata do origami é desconhecida, mas acredita-se que a técnica de dobradura de papel surgiu na China, afinal foram os chineses que inventaram o papel..No entanto, foi no Japão que o origami se popularizou e adquiriu sua forma atual.

A palavra "origami" é formada pelas palavras japonesas "oru" (dobrar) e "kami" (papel). Por isso, o termo "origami" pode ser traduzido como "dobrar papel".


Como o origami se populrizou

No Japão, o origami se tornou popular a partir do século XVII, quando a classe samurai começou a usar o papel dobrado como forma de se comunicar de forma discreta durante a guerra.

O livro "Hiden Senbazuru Orikata" é um livro japonês sobre origami escrito por aproximadamente 1797 por Akisato Rito. Este livro é considerado o primeiro livro sobre origami a ser publicado no Japão e contém instruções detalhadas para dobrar uma variedade de figuras de papel, incluindo animais, flores e pássaros.

O título do livro "Hiden Senbazuru Orikata" pode ser traduzido como "O modo de fazer mil grupos de dez mil pássaros". A palavra "senbazuru" se refere a um conjunto de 1.000 origamis de pássaros, que é uma tradição japonesa que simboliza a esperança e a paz.

Foi escrito em um estilo poético e inclui ilustrações detalhadas das dobras necessárias para criar as figuras de papel. Ele também inclui uma seção sobre a simbologia dos diferentes animais e flores representados nas figuras de origami.

O livro "Hiden Senbazuru Orikata" é considerado um importante marco na história do origami e é amplamente respeitado pelos praticantes da arte do dobradura de papel. Ainda é possível encontrar cópias do livro original para venda, embora ele esteja disponível também em forma de reprodução digital. Em resumo, o livro "Hiden Senbazuru Orikata" é um importante livro sobre origami, publicado no Japão em 1797, que contém instruções detalhadas e ilustrações para criar uma variedade de figuras de papel.



O primeiro livro de origami da era moderna

Já o primeiro livro da era moderna sobre origami foi escrito por Akira YoshizawaYoshizawa (14 de março de 1911 - 14 de março de 2005) , considerado o "pai" do origami moderno. 

Saiba mais sobre Akira Yoshizawa

Intitulado Atarashi Origami Geijutsu, o livro (na verdade uma monografia) foi publicado em 1954 e contém instruções detalhadas para dobrar mais de 50 modelos diferentes de figuras de papel.

Yoshizawa também desenvolveu a notação gráfica para o origami, que é usada até hoje para descrever as dobras necessárias para criar uma determinada figura. 


Foto divulgação https://www.researchgate.net/figure/Figura-7-O-diagrama-ilustrativo-do-origami-criado-por-Akira-Yoshizawa_fig8_309765430


Esta notação permite que qualquer pessoa, independentemente do idioma, possa seguir as instruções e criar as mesmas figuras.

Atualmente é quase consenso entre os origamistas que o origami tem que ser feito com papel quadrado e sem cortes, porém isso não é um requisito original do origami, conforme se vê nas ilustrações do livro Hiden Sembazuru Orikata.

Na verdade essa forma de fazer origami (papel quadrado e sem cortes) deriva do sistema de ensino de jardim de infância do pedagogo alemão Friedrich Fröbel (21 de abril de 1782 - 21 de junho de 1852).

A "base do catavento" é uma das mais famosas de Friedrich Fröbel e tem mais de 500 variações. Acompanhe este vídeo da origamista Leyla Torres:




Além de ser uma forma de arte, o origami também pode ser usado como ferramenta de terapia e meditação. O ato de dobrar o papel de forma precisa e concentrada pode ajudar a acalmar a mente e diminuir o estresse.

O origami também é muito popular entre crianças, pois é uma atividade divertida e acessível. Além disso, o origami pode ser usado como uma forma de ensinar matemática, geometria e lógica de forma lúdica.

Hoje em dia, o origami é praticado em todo o mundo e existem muitos livros, vídeos e cursos disponíveis para quem deseja aprender a dobrar papel de forma criativa. Alguns artistas de origami conseguem criar figuras incríveis, utilizando apenas uma única folha de papel.


Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orig%C3%A2mi

O livro Hiden Senbazuru Orikata é de domínio público e pode ser baixado aqui.




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)