Curiosidades do mundo do origami

imagens de figuras de origami

Origami é uma arte milenar de dobrar papel que surgiu na China e foi levada para o Japão pelos monges budistas. 

O nome "origami" é composto pelas palavras japonesas "oru", que significa "dobrar", e "kami", que significa "papel".

Alguns dos modelos de origami mais conhecidos incluem o pássaro, a borboleta e a flor. No entanto, é possível criar modelos de origami de praticamente qualquer forma ou tamanho, desde animais e objetos até estruturas complexas e abstrações.

A técnica de dobragem de papel é usada em várias aplicações práticas, como na fabricação de embalagens e na construção de estruturas leves e resistentes.

O origami também é considerado uma atividade terapêutica, pois exige concentração e criatividade e pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

Existem vários campeonatos e eventos de origami ao redor do mundo, onde os participantes competem para criar os modelos mais complexos e inovadores. Alguns artistas de origami também criam obras de arte de papel que são exibidas em galerias de arte e museus.

Existem recordes mundiais relacionados ao origami?

Sim, existem vários recordes mundiais relacionados ao origami. Alguns exemplos de recordes mundiais de origami incluem:

Maior exposição de cães de origami: esse recorde é brasileiro! Ao todo foram dobrados 1010 cachorrinhos de papel por Danilo Schwarz e Meire Matayoshi. O vídeo abaixo mostra esse feito.  De quebra, aprenda a dobrar um cachorro também.


O recorde de maior origami depende. Tem maior pássaro, maior flor, maior rinoceronte, maior… Se você tiver curiosidade sobre isso, dê uma olhada na página do Guinness World Records sobre o assunto, o link está no final desse artigo.

Tem recorde de maior númeo de tsurus dobrados em 3 minutos com os olhos vendados, dividido entre Azusa Ito, do Japão e Katherine Wu, dos Estados Unidos. Inclusive a história dela é muito bonita. 

Esses são apenas alguns exemplos de recordes mundiais relacionados ao origami. 

Existem muitos outros recordes em diversas categorias, incluindo o maior número de modelos de origami criados em um ano, o maior número de modelos de origami criados por uma equipe, e o maior número de modelos de origami criados em um minuto.

Apesar de ter muitos registros de maior origami (de diversas formas), o Guinness World Records não registra nenhum recorde de menor origami. Mas achei interessantes dois registros, de outras fontes.

O menor origami do Brasil, registrado pelo Rank Brasil, foi dobrado por Marcelo Mançano, em Goiás. É a figrua de um tsuru e mede apenas 0,07 cm quadrados. 

Já o menor origami que encontrei nas minhas pesquisas é também de um pássaro, de apenas 60 mícrons de largura, ou seja, 20 vezes menor que um grão de areia! 

menor origami do mundo pásaro robô

                                         (Foto: Lie et al. / Science Robots / Divulgação)

A figura foi dobrada por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na verdade ele é um microscópico robô. 

Os cientistas esperam que no futuro esses pequenos robôs possam ser usados em aplicações médicas e industriais. 

Para que um recorde seja reconhecido pelo Guinness World Records, é preciso cumprir uma série de critérios rigorosos e fornecer provas documentais do recorde. 

Além disso, é preciso seguir as regras e regulamentos do Guinness World Records, que incluem critérios de segurança e ética.

Se você quiser tentar estabelecer um novo recorde de origami, basta seguir as instruções de como fazer um pedido de recorde no site do Guinness World Records e preparar todas as provas necessárias. 

É importante lembrar que estabelecer um novo recorde pode ser um processo demorado e desafiador, e que muitos pedidos são recusados. 

No entanto, se você tem um talento excepcional para o origami e quer tentar estabelecer um novo recorde, não deixe de tentar!

Me conta nos comentários qual foi o maior e o menor origami que você já  dobrou.

Para saber mais:

Clique aqui para ver a história de Katherine Wu. 

Clique aqui para ver a página do Guiness World Records sobre recordes de origami.

Clique aqui para ver o menor origami do Brasil.

Clique aqui para ver o menor origami do mundo dobrado por cientistas.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)