Origami é uma arte milenar de dobrar papel que surgiu na China e foi levada para o Japão pelos monges budistas.
O nome "origami" é composto pelas palavras japonesas "oru", que significa "dobrar", e "kami", que significa "papel".
Alguns dos modelos de origami mais conhecidos incluem o pássaro, a borboleta e a flor. No entanto, é possÃvel criar modelos de origami de praticamente qualquer forma ou tamanho, desde animais e objetos até estruturas complexas e abstrações.
A técnica de dobragem de papel é usada em várias aplicações práticas, como na fabricação de embalagens e na construção de estruturas leves e resistentes.
O origami também é considerado uma atividade terapêutica, pois exige concentração e criatividade e pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.
Existem vários campeonatos e eventos de origami ao redor do mundo, onde os participantes competem para criar os modelos mais complexos e inovadores. Alguns artistas de origami também criam obras de arte de papel que são exibidas em galerias de arte e museus.
Existem recordes mundiais relacionados ao origami?
Sim, existem vários recordes mundiais relacionados ao origami. Alguns exemplos de recordes mundiais de origami incluem:
Maior exposição de cães de origami: esse recorde é brasileiro! Ao todo foram dobrados 1010 cachorrinhos de papel por Danilo Schwarz e Meire Matayoshi. O vÃdeo abaixo mostra esse feito. De quebra, aprenda a dobrar um cachorro também.
O recorde de maior origami depende. Tem maior pássaro, maior flor, maior rinoceronte, maior… Se você tiver curiosidade sobre isso, dê uma olhada na página do Guinness World Records sobre o assunto, o link está no final desse artigo.
Tem recorde de maior númeo de tsurus dobrados em 3 minutos com os olhos vendados, dividido entre Azusa Ito, do Japão e Katherine Wu, dos Estados Unidos. Inclusive a história dela é muito bonita.
Esses são apenas alguns exemplos de recordes mundiais relacionados ao origami.
Existem muitos outros recordes em diversas categorias, incluindo o maior número de modelos de origami criados em um ano, o maior número de modelos de origami criados por uma equipe, e o maior número de modelos de origami criados em um minuto.
Apesar de ter muitos registros de maior origami (de diversas formas), o Guinness World Records não registra nenhum recorde de menor origami. Mas achei interessantes dois registros, de outras fontes.
O menor origami do Brasil, registrado pelo Rank Brasil, foi dobrado por Marcelo Mançano, em Goiás. É a figrua de um tsuru e mede apenas 0,07 cm quadrados.
Já o menor origami que encontrei nas minhas pesquisas é também de um pássaro, de apenas 60 mÃcrons de largura, ou seja, 20 vezes menor que um grão de areia!
A figura foi dobrada por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na verdade ele é um microscópico robô.
Os cientistas esperam que no futuro esses pequenos robôs possam ser usados em aplicações médicas e industriais.
Para que um recorde seja reconhecido pelo Guinness World Records, é preciso cumprir uma série de critérios rigorosos e fornecer provas documentais do recorde.
Além disso, é preciso seguir as regras e regulamentos do Guinness World Records, que incluem critérios de segurança e ética.
Se você quiser tentar estabelecer um novo recorde de origami, basta seguir as instruções de como fazer um pedido de recorde no site do Guinness World Records e preparar todas as provas necessárias.
É importante lembrar que estabelecer um novo recorde pode ser um processo demorado e desafiador, e que muitos pedidos são recusados.
No entanto, se você tem um talento excepcional para o origami e quer tentar estabelecer um novo recorde, não deixe de tentar!
Me conta nos comentários qual foi o maior e o menor origami que você já dobrou.
Para saber mais:
Clique aqui para ver a história de Katherine Wu.
Clique aqui para ver a página do Guiness World Records sobre recordes de origami.
Clique aqui para ver o menor origami do Brasil.
Clique aqui para ver o menor origami do mundo dobrado por cientistas.